Educação

A importância do professor para a garantia da equidade

Por Natalia Puentes, coordenadora de pesquisas do Instituto Península

No mês de agosto, o Instituto Península foi convidado para participar da 1ª edição do Women Economic Forum na América Latina. Estive em Cartagena, na Colômbia, integrando o painel “O ensino: um caminho para equidade” com acadêmicos de três universidades colombianas e mediado por Karen Carvajalino, fundadora da The Biz Nation, uma startup de educação financeira. Durante a conversa foi colocada a seguinte pergunta: “Que ferramenta ou solução vocês enxergam como a mais estratégica para garantir uma educação com equidade entre meninos e meninas?”. A minha resposta? Os professores. Ao ouvirem a resposta, os quase dois mil participantes do evento ficaram se olhando… o que escutaram parecia não fazer muito sentido com a proposta do evento.

O consenso de todas as palestras foi a permanência de padrões previamente impostos da existência de vieses que identificam as mulheres com filhos como menos competentes e homens com filhos como mais confiáveis; de que mulheres são apenas das ciências humanas e somente os homens das ciências exatas…Então, olhando para meu posicionamento sobre como garantir a equidade, em que ponto ele poderia ser relacionado aos professores?

A realidade de cada um de nós é produto da construção do que acontece desde a infância nas salas de aula. Quem nos ajuda a formar nosso pensamento crítico, crenças e relacionamentos são nossos professores. O poder transformador da Educação passa justamente pela capacidade deles de se conectarem aos alunos com o objetivo de compartilhar o conhecimento. É a partir do professor que são construídas as futuras gerações e a equidade não será nunca uma realidade se não estiver integrada à visão e à prática dos docentes.  Por isso, o Instituto Península trabalha pelo resgate da valorização desse ofício. Os professores, que são os principais agentes de transformação da Educação, influenciam diretamente o desenvolvimento de uma sociedade e, consequentemente, de um país. Prova disso são nações como Finlândia, Coreia do Sul e, aqui na América Latina, o Chile. Todos esses países promoveram mudanças na Educação que resultaram em melhorias sociais e econômicas.

De fato, o ensino é um caminho para a equidade, mas é indispensável reconhecer a importância de quem ensina. Para que isso possa ser garantido, é imprescindível que a carreira docente seja valorizada, com incentivos para que os professores continuem crescendo como profissionais e indivíduos, assim como a segurança de um apoio multisetorial para lidar com a complexidade das nossas sociedades.

Acredito que formação de professores precisa ser revisada em toda América Latina. Como disse, o Chile já mostrou um bom caminho. A região está sendo vista como um continente estratégico se pensarmos que, entre vários fatores, temos uma reserva de 30% da água doce do mundo. Nossa população é jovem e vibrante e temos a oportunidade de propor novas formas mais sustentáveis de desenvolvimento. Estão nossos professores prontos para assumir essa visão que o mundo passa a ter da nossa região?

Percebemos que existe um viés inconsciente: Os professores estão sendo excluídos das conversas sobre o futuro. E que isso não é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Portanto, como mudar o futuro se não convocamos os agentes que o constroem?

Posicionar a importância da docência, resgatar o prestígio e apoiar o fortalecimento da profissão são desafios que nós, do Instituto Península, depois de termos participado deste fórum, vemos com maior convicção e com mais vontade de resolver.

Nos sentimos honrados em ter participado como a voz dos professores no 1º Women Economic Forum na América Latina. Estamos comprometidos em incluí-los em todas as conversas relacionadas com o futuro da nossa região.

Posts relacionados
Educação

"Profissão Docente": Um poema para todos os professores

Educação

Qual é o papel da experiência em sala de aula na formação dos futuros professores?

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support