Desenvolvimento Integral

Afinal, o que é Educação Integral?

Ninguém pede autorização para aprender. A aprendizagem não se restringe à sala de aula e pode acontecer em qualquer hora, em qualquer lugar.

Quando falamos em Educação Integral, a imagem que costuma vir à mente é a de uma escola funcionando o dia todo. Isso porque relacionamos integralidade à ampliação do período, ou seja, à Educação em tempo integral.

Mas embora uma escola em período integral tenha mais tempo para desenvolver os alunos integralmente, a Educação Integral não é sinônimo de mais tempo na escola, mas sim a ideia de que todo ser humano é composto de múltiplas dimensões que merecem ser igualmente nutridas.

A escola tradicional sempre privilegiou o trabalho com a mente, ou seja, com os aspectos cognitivos. Porém, sabemos que o desenvolvimento físico, emocional, social e cultural das pessoas é igualmente importante. O que tem mais valor: ser expert em Matemática? Manter o corpo saudável? Saber regular as emoções? Ser cooperativo? Respeitar a diversidade? Agir de forma ética? Saber interpretar um texto? Ser criativo? Ter espírito crítico? Você acertaria, sem dúvida, se marcasse “todas as anteriores”. Mas por que esse desenvolvimento integral é tão importante? Nós, do Instituto Península, acreditamos que estudantes preparados integralmente podem fazer escolhas melhores e mais responsáveis para si e para os outros, contribuindo para o desenvolvimento saudável da sociedade.

Uma Educação Integral é também um projeto coletivo que envolve não só a escola (e todos os seus atores), mas também famílias e comunidade. Não se aprende só na sala de aula ouvindo as explicações do professor, mas também em uma visita guiada ao museu; em um debate sobre um tema atual; em uma assembleia em que se acordam as regras de convívio da escola; cultivando uma horta coletiva; entrevistando a comunidade para tentar compreender as causas de um problema social ou ambiental; preparando uma apresentação de dança para a festa típica do bairro; registrando as receitas culinárias ou medicinais dos moradores mais antigos; engajando-se  em um projeto para reformar a praça da cidade e assim por diante.

Estamos em constante aprendizado quando utilizamos experiências próprias para observar, questionar, levantar hipóteses, entender, agir e compartilhar. É papel da escola realizar esta “costura” entre os saberes locais e os conteúdos curriculares, de forma planejada e intencional, criando aprendizagens cada vez mais contextualizadas e significativas.

Muitos autores importantes defenderam uma Educação mais integral ao longo do tempo: John Dewey, Rudolf Steiner, Edgar Morin, Pierre Weil, Maria Montessori, Paulo Freire, Rosa Maria Torres, Anísio Teixeira, Maria Nilde Mascellani, Rubem Alves, Jaqueline Moll e outros.

Quer saber ainda mais sobre Educação integral? Trouxemos mais conteúdos para te ajudar a entender melhor esse conceito:

Posts relacionados
Educação

"Profissão Docente": Um poema para todos os professores

Educação

Qual é o papel da experiência em sala de aula na formação dos futuros professores?

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support