Fomos entender quem é o professor além dos números e dados. Quem são os professores enquanto sujeitos, profissionais, indivíduos e seres sociais? Quais são suas angústias, medos e paixões?
Para conhecer os professores para além das estatísticas e dos lugares comuns, entendendo em profundidade o dia a dia dos professores, o Instituto Península – organização social que busca contribuir para a qualidade da Educação – acompanhou professores de todo País em uma pesquisa de comportamento e cultura que reuniu mais de 3 mil horas de entrevistas e encontros.
O “Observatório do Professor“, feito em parceria com a PS2P – Observatório de comportamento e cultura, esteve com docentes vivendo de perto as alegrias e dores dentro e fora das salas de aula. Os pesquisadores foram a campo para conhecer a singularidade de diferentes professores de todo o Brasil, entender a especificidade e diversidade contida em sua biografia, a partir da perspectiva de que cada história de vida porta inspirações e desafios universais, que podem tocar outras vidas.
Como preparação para o trabalho de campo, foi realizada a leitura de pesquisas e estudos já produzidos sobre os professores no Brasil. Foi identificado que o “vazio” de entendimento a respeito do papel dos professores na educação não estava na ausência de dados, haja vista a farta produção de estudos e estatísticas, mas sim na construção de sentido e no aprofundamento que se fazem necessários a partir dos dados.
O professor, na maior parte das pesquisas, era tratado como parte do conjunto do ambiente escolar. Faltava gerar um olhar mais individualizado para ele como um sujeito em si, que precisa de atenção e formação. A equipe conversou com especialistas da área da educação que trouxeram diversas análises sobre o papel da educação e pontos específicos sobre as realidades dos professores.
Idealização: Instituto Península
Realização: Ps2P
Universo representado: professoras e professores de escolas públicas municipais, estaduais e federais nos ensinos infantil, fundamental, médio e EJA.
Tamanho da amostra e cobertura geográfica: ao longo do trabalho de campo foram realizadas 30 entrevistas em profundidade; 10 vivências presenciais com 60 horas de filmagem; 20 diários online com 3000 horas de acompanhamento remoto do dia a dia de professoras e professores de todas as regiões do Brasil; observação de seis grupos online de profissionais da educação com um total de mais 1 milhão de membros.
Datas da coleta dos dados: Abril e maio de 2018