EducaçãoPesquisas

Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de Coronavírus

A pandemia de coronavírus impactou diversos setores e profissionais das mais diferentes áreas.  Não seria diferente com os professores, que tiveram sua rotina alterada de forma abrupta diante da recomendação de isolamento social e do fechamento temporário das escolas. Rapidamente, eles tiveram que se adaptar a uma nova realidade, equilibrando novas demandas pedagógicas com questões emocionais e pessoais.

Assim, pensando nos educadores de forma integral, em suas dificuldades e potencialidades, o Instituto Península elaborou a pesquisa “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil” com o objetivo de entender os desdobramentos deste novo cenário para os professores do Brasil. Muito além de métodos e plataformas, buscamos entender e captar a percepção acerca deste momento atípico e as reflexões sobre a prática docente que surgem a partir dessa nova vivência. Esta pesquisa já escutou de mais de 7 mil professores de todo o país, das redes municipais, estaduais e particulares do Ensino Infantil ao Ensino Médio, via questionário e por meio de entrevistas diretas.


Olhando de forma profunda para os professores e seus desafios, temos como objetivos acolher suas questões, estabelecer uma rede de apoio para que suas inquietações sejam ouvidas e promover o diálogo junto aos gestores escolares e lideranças da Educação, contribuindo para o debate de tomadas de decisões efetivas e ágeis.

Também convidamos especialistas para conversar sobre o contexto e o impacto sobre os docentes. A seguir, Eduardo Deschamps comenta sobre o momento que os professores estão vivendo. Confira:

A pesquisa pretende ouvir os profissionais da Educação constantemente até o fim da crise relacionada ao Covid-19. O método utilizado é o quantitativo, por meio de um survey online e de uma amostra por conveniência. Com respondentes de todos os estados e regiões e para extrapolar os resultados para todo o Brasil, as respostas foram ponderadas de acordo com a distribuição de professores brasileiros.

Acesse aqui os principais resultados.

Acesse aqui todos os dados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support