Publicações

O Instituto Península publica, apoia e participa de diversas publicações que ajudam a refletir sobre esporte e educação e seus ecossistemas no Brasil e no mundo. Neste espaço, você encontra pesquisas, relatórios, livros, documentos e outras informações gratuitas para baixar e consultar quando quiser.

Publicações IP
  • Livro

    Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro

    Em parceria com o Instituto Península e a Fundação Santillana, Katherine Merseth, professora sênior da Universidade de Harvard, coordena neste livro 22 casos reais do cotidiano escolar do Brasil, escritos por educadores de todo país. As narrativas sobre dilemas como equidade e xenofobia, buscam descrever práticas reais da educação que extrapolam a dinâmica de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares, com observações do ponto de vista de professores, alunos, gestores e membros da comunidade escolar.

    Acesse
  • Livro

    Formando mais que um professor

    Todos sabemos da importância de bons professores, que muitas vezes são capazes de abrir caminhos ou mudar a vida de seus alunos. Mas o que é preciso para ser um bom professor? Escrito por Elizabeth Green, jornalista especializada em educação com passagem nos mais importantes veículos americanos, “Formando Mais que Um Professor” apresenta uma série de técnicas usadas pelos melhores professores para que as crianças prestem atenção e aprendam. Foram avaliadas experiências em diversos países, considerando as particularidades de cada matéria. O livro mostra a inesperada complexidade da arte de ensinar. E foca nas questões que realmente importam: Como se preparam professores e o que eles realmente devem saber antes de entrar na sala de aula? Como fazer com que os jovens se interessarem e aprenderem? Quais são as chaves de uma boa disciplina?

    Acesse
  • Livro

    Formação de professores no Brasil

    Diversos estudos identificam a falta de políticas docentes capazes de formar, atrair e manter em sala de aula os melhores profissionais, mas os caminhos institucionais para conseguir a mudança não são claros. Com o objetivo de contribuir para a definição de ações que levem a essa mudança, o Todos Pela Educação (TPE) idealizou a pesquisa “Formação de Professores no Brasil – Diagnóstico, agenda de políticas e estratégias para a mudança”, coordenada pelo professor Fernando Luiz Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas. O estudo contemplou, em primeiro lugar, uma revisão da literatura das pesquisas relativas à pertinência e à suficiência dos programas de formação de professores existentes no Brasil. Esse primeiro passo trouxe elementos para a definição de escopo e para indagar os atores estratégicos numa segunda fase do estudo, na qual se foi a campo para realizar entrevistas em profundidade e grupos focais que permitiram identificar as principais problemáticas e proposições para avançar no terreno das políticas públicas.

    Download
  • Livro

    Blended: Usando a Inovação Disruptiva para Aprimorar a Educação

    O ensino híbrido, mescla do ensino presencial com o virtual dentro e fora da escola, já se consolidou como uma das tendências mais importantes para a educação do século XXI. As práticas do blended learning têm se disseminado em redes de ensino de todo o mundo, oferecendo aos alunos acesso a um aprendizado mais interessante, eficiente e personalizado às suas necessidades. Michael B. Horn e Heather Staker apresentam, nesta obra, um guia de referência para implementar o ensino híbrido em instituições de ensino e construir um sistema educacional centrado no aluno.

    Acesse
  • Livro

    Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação

    Resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann, este livro apresenta aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas.

    Acesse
  • Livro

    Educação em Quatro Dimensões

    A partir das quatro dimensões da educação (caráter, competências, habilidades e meta cognição). Essa obra tem como objetivo refletir a aprendizagem e o currículo escolar de maneira prática. Esse livro mostra que essas dimensões são essenciais para atingir uma educação completa e verdadeira.

    Download