Desenvolvimento Integral

SXSW Edu: confira a participação do Instituto Península no evento em Austin

O Instituto Península representou o Brasil no SXSW Edu 2019, um dos maiores eventos de educação do mundo, realizado em março em Austin, Texas (EUA). A importância do desenvolvimento integral dos professores para a melhoria da qualidade da educação foi o tema abordado pelo IP, representado por Heloisa Morel, nossa Diretora Executiva, Mariana Breim, Diretora de Desenvolvimento Integral e Daniela Kimi, Gerente de Projetos.

O Instituto Península compartilhou experiências em duas frentes de ação: presencial e digital, ambas com atitudes que trouxeram não apenas melhorias na vida de professores brasileiros, mas também tiveram impacto direto na vida dos alunos. O case da Escola Dulce foi a ação presencial apresentada. A escola, localizada na cidade de Itirapina, no interior de São Paulo, mostrou um salto no IDESP a partir do desenvolvimento integral dos docentes. Ao se desenvolverem integralmente, os educadores puderam conhecer melhor suas qualidades e pontos de atenção, o que influenciou positivamente o trabalho em sala de aula, uma vez que passaram a compreender e ajudar a solucionar os desafios do dia a dia dos estudantes, muitos em situação de vulnerabilidade social.

A experiência na Dulce inspirou a criação da segunda ação apresentada no SXSW Edu: a plataforma digital Vivescer, que oferece jornadas gratuitas de desenvolvimento integral e também conecta professores de todo o Brasil em um espaço para troca de experiências e compartilhamento de boas práticas de ensino. A Vivescer conta ainda com um canal no YouTube e um serviço de SMS com informações e atividades para serem executadas na escola.

Quer saber mais sobre como foi a participação do Instituto Península no SXSW Edu? Confira no vídeo abaixo:

Posts relacionados
Desenvolvimento Integral

Afinal, o que é Educação Integral?

Educação

A importância do professor para a garantia da equidade