Educação

Como preparar os professores para implementar o ensino híbrido

Verdade seja dita: fala-se em ensino híbrido há mais de uma década, mas ainda temos inúmeros desafios para implementá-lo com sucesso no Brasil. Por quê? Além do baixo acesso à infraestrutura básica para as aulas online – especialmente, conectividade e equipamento -, os nossos professores precisam estar bem preparados para criar novas estratégias de maneira planejada para transformar de fato esse caminho de aprendizagem em uma realidade.

 No ano passado, o ensino remoto se tornou uma realidade na educação básica muito em função da urgência. Agora que passamos dessa fase de novidade, é possível sedimentar mais a realidade do modelo híbrido para além da tecnologia e do ensino remoto, complementando materiais, recursos e novas dinâmicas.

Mesmo com o retorno presencial às escolas brasileiras neste mês, a tendência é que o ensino híbrido permeie o dia a dia dos professores e alunos. A expectativa é que, em 2021, ocorra um contato com o ambiente escolar mais mediado por tecnologia. Então, como preparar os educadores e incluí-los no ensino híbrido? Destacamos seis das recomendações para o sucesso do modelo apontadas no nosso documento “Percepções do ensino híbrido na prática e formação de professores”:

  • #1 Atualização e compartilhamento constantes, por parte das Secretarias de Educação, de resultados na formação de professores sugerida pelo ensino
  • #2 Disponibilizar em uma plataforma online um repertório vasto de atividades que deram certo no engajamento dos estudantes, que estimule o compartilhamento de experiências entre os professores e a criação coletiva de conteúdos e abordagens;
  • #3 Políticas públicas consistentes que apoiem o desenvolvimento integral dos profissionais, incluindo parcerias com Secretarias de Educação e Instituições de Ensino Superior;
  • #4 Aprendizado de novas metodologias e práticas pedagógicas, que têm flexibilidade para coexistir e aprimorar as linhas pedagógicas tradicionais;
  • #5 Divulgação dos modelos mais utilizados pelos docentes, como a sala de aula invertida e a rotação por estações (quando grupos de alunos experimentam diferentes atividades, algumas online e outras não, e os grupos rotacionam por todas as atividades);
  • #6 Gestores instruem os professores para o planejamento de atividades e aulas, assistindo-os na fase de adaptação para a proposta do ensino híbrido.

Quer saber mais sobre a formação de professores? Assista ao vídeo “O desafio da formação continuada”, gravado em fevereiro deste ano pela nossa iniciativa Instituto Singularidades.

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