Como se preparar emocionalmente para a volta às aulas?

Entrar em um novo ano letivo pode ser estressante e emocionalmente desafiador em um cenário normal – mas soma-se a isto que esta temporada de volta às aulas é bem diferente de todas as anteriores, não é mesmo? E é por isso que o bem-estar do professor precisa estar em primeiro plano. Se ele não estiver bem física, mental ou emocionalmente, não será capaz de apoiar seus alunos da maneira que precisa e gostaria. Ao colocar sua saúde emocional em primeiro lugar, o professor pode criar um ambiente mais feliz, harmonioso, equilibrado e favorável para o ensino e aprendizagem, mesmo em situações de incerteza.

Como os educadores estão se sentindo?
Mesmo com todos os desafios de 2020 trazidos pela pandemia de Covid-19, 61% dos docentes se declararam motivados para o novo período letivo de 2021 na nossa pesquisa “Sentimentos e Percepção dos Professores Brasileiros nos Diferentes Estágios do Coronavírus no Brasil”. Eles estavam se sentindo menos ansiosos e mais calmos em novembro com relação ao começo da quarentena. Ainda assim, é preocupante que 58% afirmaram se sentir ansiosos, 53% cansados e apenas 7% se declararam felizes.

Professor, você precisa de apoio emocional neste momento? Saiba que você não está sozinho. O suporte emocional já era uma questão importante antes da pandemia e se mostrou ainda mais crucial e prioritária no cenário atual. A falta de suporte emocional das escolas foi relatada por 75% dos educadores no ano passado, e 55% declararam interesse em se desenvolver além das habilidades pedagógicas. E nós podemos ajudá-lo com isso: nossa iniciativa Vivescer fechou parceria com 24 estados para oferecer apoio socioemocional aos professores da rede pública.

Na plataforma da Vivescer, há jornadas formativas gratuitas, com certificado, voltados para o desenvolvimento integral dos educadores – ou seja, vai te apoiar no equilíbrio de corpo, mente, emoções e a como vincular-se ao seu propósito. Explore as atividades, conheça a jornada Emoções e participe da nossa comunidade que já conta com mais de 95 mil professores trocando experiências e materiais diariamente. Clique aqui para saber mais.

Posts relacionados
Educação

Quais são as habilidades do professor para encarar os novos desafios da Educação?

EducaçãoPesquisas

Retratos da Educação na pandemia

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support