Formação inicial

Qual o caminho para uma melhor formação inicial de professores?
Guia de leitura do levantamento bibliográfico

Propor um levantamento sobre o que funciona e o que não funciona na formação de professores é, no mínimo, uma proposta ousada. Afinal, existe algo universal, uma estratégia ou conteúdo que possa ser aplicado independente do contexto? A resposta óbvia a essa pergunta é não. Todavia, existem princípios e estratégias que, se interpretados como quadros de referência, são muito úteis para pensar em estratégias concretas para bem formar professores.

O levantamento realizado neste acervo bibliográfico buscou abordar estudos que sintetizam esses princípios fundantes sobre a formação inicial de professores, tanto de maneira mais ampla quanto de forma mais específica, abordando práticas específicas. Evidentemente, a revisão não cobre todos os textos do campo, mas buscou-se apresentar uma amostra que representasse o que existe de mais consensual e avançado em termos de pesquisa no campo da formação de professores.

Os livros selecionados cobrem uma ampla gama de princípios e fundamentos bastante ricos para repensar a formação inicial de professores. Assim, por exemplo, o leitor encontrará recomendações como o Preparing Teachers for a Changing World, um verdadeiro manual que discorre sobre os elementos centrais que devem constar na formação inicial de professores, ao lado de textos que apresentam o estado da arte sobre a pesquisa no campo, como o Handbook of Research on Teaching. Também sugerimos leituras que trazem experiências de diferentes partes do mundo, como a coletânea Teacher Education Around the World e o International Handbook of Teacher Education.

Os artigos selecionados nessa curadoria almejam aprofundar práticas e estratégias específicas, apresentando estudos empíricos sobre os usos das mesmas. Selecionamos artigos mais gerais, que tratam do desenho de programas de formação docente, bem como artigos que tratam de metodologias de formação e da etapa do estágio. Também houve o cuidado de selecionar artigos em diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo a ideia presente nos manuais mais amplos que a formação focada no conhecimento pedagógico do conteúdo é fundamental.

Livros
Artigos

Tema central: Formação de professores baseada na prática

Resumo: Esse artigo, escrito por três expoentes da nova discussão sobre formação de professores baseada na prática, oferece uma visão estruturante e uma reconceitualização da ideia de formação de professores. As autoras são particularmente enfáticas quanto ao papel da experiência clínica e da prática no apoio ao desenvolvimento de características centrais na formação de professores. Indo além da visão restritiva de prática durante o estágio, as autoras alegam que os docentes dos cursos de formação de professores precisam incorporar estratégias pedagógicas e reflexivas que levem os futuros professores a desenvolverem a capacidade de continuarem aprendendo a partir de suas práticas. Esse tipo de mudança requer a superação de divisões tradicionais na formação de professores, especialmente aquele entre cursos de método e de fundamentos. Esse é o primeiro artigo onde a ideia de práticas essenciais na formação de professores (core practices) foi apresentada ao público.

Referência bibliográfica: GROSSMAN, P.; HAMMERNESS, K.; MCDONALD, M. Redefining Teaching, Re-imagining Teacher Education. Teachers and Teaching - theory and practice. 15(2), 2009, p. 273-289

Link para artigo

Tema central: Formação de professores baseada na prática

Resumo: Deborah Ball e Francesca Forzani apresentam, nesse artigo, uma defesa baseada em exemplos e evidências sobre a importância de centrar a formação de professores na prática. Opondo-se a tendência de formar professores eruditos em conteúdo mas pouco conectados com o que precisam fazer na sala de aula, as autoras sustentam que as tarefas a serem performadas na sala de aula devem estar no centro da formação de professores. Com exemplos concretos sobre como isso deve ocorrer, esse é um dos artigos centrais na tentativa de refletir sobre efetividade na formação docente.

Referência bibliográfica: BALL. D.; FORZANI, F. The Work of Teaching and The Challenge of Teacher Education. Journal of Teacher Education. 60(5), 2009, p. 497-511

Link para artigo

Tema central: Formação de professores baseada na prática

Resumo: Existe um movimento em inúmeros países do mundo voltado para a centralidade da prática na formação de professores. Procurando compreender como essa conexão pode ser feita, as autoras desse artigo investigam empiricamente seis programas de formação de professores em três países (Finlândia, Noruega e Estados Unidos) com o objetivo de mapear as características que trazem a prática para dentro da formação dos professores. Com isso, o artigo provê evidência concreta acerca do sucesso e dos desafios para incorporar a prática na formação de professores.

Referência bibliográfica: JENSET, I.; HAMMERNESS, K.; KLETTE, K. Grounding Teacher Education in Practice Around the World: An Examination of Teacher Education Coursework in Teacher Education Programs in Finland, Norway, and the United States. Journal of Teacher Education. 69(2), 2018, p. 184-197

Link para artigo

Tema central: Estágio / dimensão clínica

Resumo: Nesse artigo, os autores promovem uma revisão de literatura analisando estudos no Reino Unido e em outras partes do mundo que discorrem sobre o papel da dimensão clínica na formação de professores. Particularmente, os autores focam em experiências denominadas “prática clínica informada pela pesquisa”. Eles estruturam os diferentes tipos de abordagens que foram adotados para conectar a formação inicial de professores com a prática, sistematizando elementos mais efetivos da prática.

Referência bibliográfica: BURN, K.; MUTTON, T. A review of ‘research-informed clinical practice’ in Initial Teacher Education. Oxford Review of Education 41(2), 2015, p. 217-233

Link para artigo

Tema central: Estágio / dimensão clínica

Resumo: A melhoria da qualidade da formação inicial de professores está muito relacionada com a qualidade da prática clínica, especialmente com estágios bem supervisionados. Baseando-se em estudos sobre o tema, Darling-Hammond discorre nesse artigo sobre os desafios e as estratégias mais efetivas para criar experiências de estágio supervisionado bem-sucedidas. Entre os aspectos identificados como fundantes para o sucesso do estágio está a parceria com as escolas, a oferta de formação continuada para os professores parceiros e o uso de avaliações de performance para os professores em formação, conectando a experiência no campo com o que é estudado na universidade.

Referência bibliográfica: DARLING-HAMMOND, L. Strengthening Clinical Preparation: The Holy Grail of Teacher Education. Peabody Journal of Education, 89(4), 2014, p. 547-561

Link para artigo

Tema central: Estágio / dimensão clínica

Resumo: O estudo de Ronfeldt explora um aspecto fundamental na formação dos professores: onde eles devem fazer os seus estágios supervisionados. Existe uma discussão intensa no campo da formação inicial de professores sobre se eles devem fazer estágio em escolas bem estruturadas e estáveis ou se devem experimentar escolas difíceis, aprendendo a lidar com esse tipo de contexto. Para responder a essa pergunta, o autor explora dados administrativos da cidade de Nova York, investigando qual perfil de escola durante o estágio afeta mais a retenção de futuros professores quando eles entram na carreira.

Referência bibliográfica: Student Teachers Learn to Teach?: Effects of Field Placement School Characteristics on Teacher Retention and Effectiveness. Educational Evaluation and Policy Analysis. 34(1), 2012, p. 3-26

Link para artigo

Tema central: Metodologias na formação de professores

Resumo: Nesse artigo, as autoras sistematizam a iniciativa das práticas essenciais na formação de professores, propostas inicialmente em 2009, e introduzem uma metodologia de ciclo de formação para implementação dessas práticas essenciais. O artigo exemplifica como docentes nas universidades podem efetivamente trabalhar com as práticas essenciais, e constrói um argumento robusto para justificar a adoção desse modelo de formação.

Referência bibliográfica: MCDONALD, M., KAZEMI, E., & KAVANAGH, S. . Core practices and pedagogies of teacher education: a call for a common language and collective activity. Journal of Teacher Education, 64(5), 2013, p. 378-386.

Link para artigo

Tema central: Metodologias na formação de professores

Resumo: Nesse artigo, docentes de diferentes áreas analisam o papel do ensaio enquanto metodologia estratégica para a formação de professores. Eles caracterizam como o ensaio funciona nas salas de aula de suas universidades, descrevem os tipos de interação que ele proporciona entre docentes e estudantes, e analisam dados sobre a eficácia desse modelo. Mais especificamente, os autores analisam como o uso de ensaios apoia a aprendizagem dos futuros professores para que eles possam implementar práticas que eles chamam de “ambiciosas”. Essas práticas ambiciosas são aquelas que promovem aprendizagem em alto nível cognitivo para os alunos.

Referência bibliográfica: LAMPERT, M.; FRANKE, M.; KAZEMI, E.; GHOUSSEINI, H.; TURROU, A.; BEASLEY, H.; CUNERD, A.; CROWE, K. Keeping It Complex: Using Rehearsals to Support Novice Teacher Learning of Ambitious Teaching. Journal of Teacher Education, 64(3), 2013, p. 226-243

Link para artigo

Tema central:Ensino de ciências - práticas específicas

Referência bibliográfica: WINDSCHITL, M., THOMPSON, J., BRAAETEN, M., STROUPE, D. Proposing a core set of instructional practices and tools for teachers of science. Science Education, 96, 878-903.

Link para artigo

Tema central:Ensino de Linguagens - práticas específicas

Referência bibliográfica: WALSTON, C.; DANIELSON, K.; DUTRO, E.; CARTUN, A. Does a discussion by any other name sound the same?: Teaching discussion in three ELA methods courses. Journal of Teacher Education, 69(3), 2018, p. 225-238

Link para artigo

Tema central:Ensino de Matemática - práticas específicas

Referência bibliográfica: KAZEMI, E.; FRANKE, M.; LAMPERT, M. Developing Pedagogies in Teacher Education to Support Novice Teachers’ Ability to Enact Ambitious Instruction. In R. Hunter, B. Bicknell, & T. Burgess (Eds.), Crossing divides: Proceedings of the 32nd annual conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia, (Vol. 1)

Link para artigo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support