Encontro inédito no Brasil reúne autoridades do G20 para discutir papel dos professores ao redor do mundo

Maio foi um mês muito importante para nós.

A Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) e o Ministério da Educação realizaram na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília/DF, o encontro “O Futuro Passa pelos Professores”, como parte da programação do primeiro encontro presencial do Grupo de Trabalho de Educação do G20 no Brasil. Com apoio técnico do Instituto Península – organização social que, há mais de 10 anos, trabalha para apoiar a melhoria da carreira docente no Brasil – o jantar reuniu delegações dos países do G20, organizações internacionais,  membros da sociedade civil, autoridades brasileiras e tomadores de decisão do setor educacional, para promover a troca de experiências em educação, com foco na valorização dos professores.

Este é um momento histórico para o país que, pela primeira vez, recebe as delegações que integram o G20 para discutir sobre professores e seu papel. Na ocasião, o Instituto Península apresentou os principais achados de seu mais recente estudo “A Qualidade do Professor Brasileiro”, que mostra o impacto do professor no processo de aprendizagem no país. De acordo com os dados apontados pelo estudo, o desempenho dos estudantes da Educação Básica é influenciado em quase 60% por um bom professor.


Para Heloisa Morel, Diretora Executiva do Instituto Península, “essa é uma oportunidade ímpar de lançarmos luz sobre a pauta dos professores. A crise da profissão não se instala apenas no Brasil, mas é também um desafio em diversos país. Por isso é urgente valorizarmos esses profissionais.” A diretora ressalta ainda ser essencial que o Brasil aprimore suas políticas públicas de modo que garantam, a todos os professores do país, pleno desenvolvimento ao longo da carreira.

Participaram da solenidade o Ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Rafael Brito (MDB/AL), os coordenadores de Valorização dos Profissionais da Educação da Bancada da Educação no Congresso Nacional, deputadas Professora Goreth Sousa  (PDT-AP) e Socorro Neri (PP/AC) e o deputado Idilvan Alencar (PDT/CE).

Posts relacionados
Educação

"Profissão Docente": Um poema para todos os professores

Educação

Qual é o papel da experiência em sala de aula na formação dos futuros professores?

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support