Esporte

Esporte: um potente aliado na motivação dos alunos

Há poucos meses pudemos experimentar o clima olímpico que traz aquela sensação de entusiasmo e faz com que até a mais sedentária das pessoas deseje, ainda que por impulso, praticar alguma modalidade esportiva. Durante algumas semanas, toda a atenção estava voltada para um só assunto: esporte. Quem não se emocionou com a menina Rayssa em cima do skate? Ou com Daniel Dias colecionando ainda mais medalhas na natação paralímpica? Isaquias, Rebeca, Ítalo e tantos outros nomes que ganharam os holofotes mundiais ao trazerem para casa a tão sonhada medalha nos Jogos de Tóquio. Em suas trajetórias, a narrativa se repete: um sonho grande, a dedicação ao esporte, a disciplina e um enorme senso de cooperação.

As Olimpíadas já passaram, bem como o frisson que toma conta de todo o país em momentos como esse. Mas sempre é tempo de refletir e sedimentar aprendizados. Fazendo um paralelo com o esporte, podemos dizer que o percurso escolar não deixa de ser uma maratona cheia de obstáculos. Atualmente, vivemos um momento ainda mais desafiador com a retomada das aulas presenciais. Como recuperar a aprendizagem de milhares de crianças e jovens após tanto tempo de ensino remoto? Como enfrentar a evasão escolar e motivar os alunos a voltarem para a sala de aula? Essas são algumas das perguntas que professores de todo o país se fazem diariamente.

Segundo pesquisa recente do DataFolha, durante o período de ensino remoto, 34% dos alunos perderam o interesse pela escola. O desafio que está posto é despertar no estudante a motivação e a vontade de permanecer na escola. E um dos caminhos que estudamos e entendemos ser um potente aliado tanto para ressignificar o ambiente escolar, como para estreitar vínculos é, justamente, o esporte. De acordo com a pesquisa “Desafios e Perspectivas da Educação: uma visão dos professores durante a pandemia”, realizada pelo Instituto Península em setembro deste ano, 42% dos educadores reconhecem que a Educação Física pode ser uma forte aliada na motivação dos alunos. As evidências mostram que as atividades de educação física são —ao lado das artes—um instrumento de apoio à motivação dos estudantes, inclusive no enfrentamento da evasão escolar.

O que precisa ser feito é apresentar às crianças e aos jovens as diversas possibilidades de saberes que podem ser desenvolvidos e que vão além do movimento do corpo, envolvendo suas capacidades cognitiva, emocional e social.

Alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Pastor Oliveira de Araújo. Vila Velha/ES

Por muito tempo, as aulas de Educação Física se limitaram em desenvolver apenas as aptidões físicas dos estudantes, buscando aperfeiçoar suas habilidades nos esportes, muitas vezes classificando-os e dividindo-os entre “melhores e piores”. Hoje, o uso do esporte como ferramenta educacional incentiva cada vez mais a prática de novas modalidades, trabalha as competências socioemocionais, estimula a inclusão e fortalece a cultura esportiva na comunidade escolar.

Nessa perspectiva, são muitas as possibilidades de desenvolvimento tanto do ponto de vista da saúde física e mental quanto na promoção da qualidade de vida. De acordo com a mesma pesquisa, 62% dos educadores reconhecem o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio das aulas de Educação Física, 65% na melhoria das condições de saúde e 58% no fortalecimento de vínculo dos alunos com a escola.

É evidente que sabemos que a diversidade estrutural das escolas e a ausência de espaços adequados para a prática esportiva impactam na atuação dos professores, o que pode repercutir em desinteresse por parte dos alunos. Para suplantar esses desafios, o investimento em políticas públicas se faz urgente. No paralelo deste processo, há que se transpor os muros da escola, utilizar os espaços públicos como praças e parques, investir na criatividade e aproximar a comunidade da escola de modo que todos se sintam pertencentes e comprometidos com a aprendizagem dos alunos.

É urgente aumentar o engajamento e o interesse dos estudantes pela escola e isso só vai acontecer se eles estiverem motivados. A motivação é elemento essencial para despertar no jovem a vontade de aprender e de permanecer na escola, e a Educação Física pode ser esse elo de conexão entre eles.

Heloisa Morel, diretora executiva do Instituto Península.

João Paulo Diniz, membro do conselho do Instituto Península

Fonte: Pesquisa Datafolha “Onde e como estão as crianças e adolescentes enquanto as escolas estão fechadas?”, encomendada pela Fundação Lemann e Instituto Natura, 2021.

Jal Mehta; Sarah Fine. In Search of Deeper Learning: The Quest to Remake the American High School, 2019.

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