Educação

Instituto Península e Movimento Profissão Docente lançam livro com 80 artigos sobre professores

“Professores em foco: 80 reflexões sobre a importância da profissão para o desenvolvimento do Brasil” conta com nomes como Abilio Diniz, Ana Maria Diniz, Luís Roberto Barroso, Viviane Senna, e Luciano Huck

Em um ano pautado por decisões essenciais para o nosso país, o Instituto Península – organização social que acredita no professor como principal agente para a transformação da Educação brasileira –  juntamente com o Movimento Profissão Docente –  coalizão das instituições: Instituto Natura, Itaú Social, Instituto Unibanco, Todos pela Educação, Fundação Lemann e Fundação Telefônica Vivo,  e Fundação Santillana – somaram forças para promover um debate sobre a carreira docente com o lançamento do livro “Professores em foco: 80 reflexões sobre a importância da profissão para o desenvolvimento do Brasil”.

O livro foi idealizado com o propósito de chamar a atenção para os desafios da carreira, lançar luz sobre o cenário atual da profissão, compartilhar depoimentos e experiências das diferentes personalidades que o compõe. A obra conta com a contribuição de nomes, como Abilio Diniz, Ana Maria Diniz, Ministro Luís Roberto Barroso, Viviane Senna, Priscila Cruz, Paulo Hartung, Fernando Abrucio, Luciano Huck, jornalistas especialistas em Educação, como Laura Mattos, Renata Cafardo, Isabela Palhares e Antonio Gois, além de professoras e professores de diferentes regiões do país, que compartilharam seus desafios e aprendizados, além de depoimentos inspiradores vivenciados nas salas de aula.  

Heloisa Morel, diretora executiva do Instituto Península, destaca o papel do livro para a sociedade. ” Queremos levar a reflexão aos leitores que não existe crescimento de um país desconsiderando a Educação como pilar essencial no desenvolvimento econômico e social e no enfrentamento à desigualdade. Esperamos fomentar um consenso público sobre a centralidade do professor no processo de ensino e aprendizagem, além da criação de políticas públicas que favoreçam a profissionalização e valorização da carreira de professor”, explica.

“O livro é um chamamento não apenas para os tomadores de decisão do país, mas para toda a sociedade, para que compreendam a centralidade da profissão dos professores para a Educação brasileira e tomem conhecimento do quão importante é investir e valorizar a carreira docente”, ressalta Haroldo Rocha, coordenador do Movimento Profissão Docente.

Para marcar o lançamento do livro, o Instituto Península irá promover um evento que contará com a presença de diversos autores, especialistas e personalidades. A obra está disponível gratuitamente, no formato de e-book em http://profissaodocente.org.br/professoresemfoco/.

Posts relacionados
Educação

“Um olhar para os professores”

Educação

O papel dos professores no enfrentamento à evasão escolar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support