Nossas publicações

O Instituto Península publica, apoia e participa de diversas publicações que ajudam a refletir sobre a educação, o esporte e seus ecossistemas no Brasil e no mundo. Neste espaço, você encontra pesquisas, relatórios, livros, documentos e outras informações gratuitas para baixar e consultar quando quiser. Boa leitura!

Educação para a era da inteligência artificial

Educação para a Era da Inteligência Artificial é uma obra que aborda o impacto da IA no setor educacional, trazendo reflexões sobre como essa tecnologia emergente está transformando a maneira de ensinar e aprender. Escrita por Charles Fadel, Alexis Black, Robbie Taylor, Janet Slesinski e Katie Dun, a obra explora as mudanças necessárias para adaptar o sistema educacional às exigências do século XXI.

A obra é estruturada em oito capítulos que tratam de temas essenciais para a educação na era da IA. A obra explora como a IA, intensificada após a pandemia de COVID-19, tem se tornado uma quebra de paradigmas na educação, exigindo mudanças profundas no sistema educacional. O livro, escrito por Charles Fadel, Alexis Black, Robbie Taylor, Janet Slesinski e Katie Dun, examina o avanço da IA e desmistifica os temores sobre superinteligência, destacando que o uso inteligente dessa tecnologia pode transformar as profissões e dar vantagem competitiva aos profissionais que a dominarem.

Desafios da Profissão Docente

A publicação reconhece boas práticas de formação docente no mundo, recupera o histórico da formação de professores no Brasil, propõe ajustes nos âmbitos do governo, da academia, da escola e das redes de ensino e apresenta indicações de como o terceiro setor pode ajudar a criar e implementar políticas adequadas e efetivas.
Esperamos que esta pesquisa inspire o desenvolvimento das tão necessárias políticas públicas para professores e contribua com o debate voltado para ação na educação no Brasil.

O Papel da Prática na Formação Inicial de Professores

Colocar a formação dos professores como ponto prioritário e central na agenda de políticas públicas é uma conclusão à qual vários países ao redor do mundo chegaram ao debater como melhorar, de fato, os processos de aprendizagem e impactar positivamente a sociedade. Mas como formar melhor os educadores para que eles ocupem o protagonismo dessa transformação?
Neste livro, buscamos reflexões sobre a experiência formativa em vários países, inclusive no Brasil. Com Bárbara Born (Universidade Stanford -EUA), Catarina Segatto (Fundação Getúlio Vargas) e  Paula Louzano, (Universidad Diego Portales -Chile), reunimos essas experiências e apresentamos propostas de caminhos a percorrer no País para elevar a qualidade nessa etapa da formação.

Carregar mais
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support