Avaliar o professor para a aprendizagem é possível?
Guia de leitura do levantamento bibliográfico

Um dos tópicos mais controversos no campo da formação e acompanhamento da carreira docente é como avaliar a qualidade do trabalho realizado por esses profissionais. Uma onda crescente de estudos - particularmente no campo da economia - forçou o direcionamento dos olhares para o uso de medidas de valor adicionado como régua para avaliar se o professor é eficaz ou não. O resultado desse intenso debate foi uma relativa polarização: de um lado, pessoas que acreditam valor adicionado é a medida mais objetiva e portanto deve ser critério de avaliação docente, e de outro pessoas contrárias à avaliação por identificá-la com o uso desse recurso bastante controverso.

Esse debate, em alguma medida, acaba por ocultar toda a riqueza das discussões sobre as diferentes maneiras pelas quais professores iniciantes e ao longo de sua carreira podem ser avaliados. Para além do uso de medidas da aprendizagem de alunos, outros recursos têm sido explorados e parecem oferecer estratégias de crescimento do professor. De fato, na literatura mais voltada para o desenvolvimento do professor, a avaliação é vista como um recurso para apoiar a aprendizagem de todos - inclusive dos docentes.

O material selecionado no acervo de leituras sobre avaliação docente é bastante variado. Selecionamos livros que discutem a elaboração de sistemas complexos de avaliação, ferramentas de observação de sala de aula e estudos empíricos sobre o uso de diferentes medidas de avaliação. Também foram selecionados materiais que tratam da avaliação do egresso de cursos de formação inicial, particularmente focando nas estratégias de avaliação de performance. A leitura em conjunto dessas obras visa oferecer uma visão mais sistêmica e completa da avaliação docente, compreendida aqui como um processo que vai além do julgamento do trabalho do professor, visando também a sua aprendizagem e desenvolvimento.

Boa leitura!

Livros
Artigos

Tema central: Impacto de sistemas de avaliação utilizando portfólios na aprendizagem de licenciandos

Resumo: O estudo de Ruth Chung investiga os impactos do PACT, a avaliação que certifica futuros professores na Califórnia por meio da apresentação de um portfólio. A autora analisa os resultados de aprendizagem de um grupo de estudantes de uma universidade estadual, e discute o poder de indução da aprendizagem desse modelo de avaliação na formação inicial de professores.

Referência bibliográfica: CHUNG, R. Beyond the ZPD: when do beginning teachers learn from a high-stakes portfolio assessment? American Educational Research Association. Annual Meeting presentation, 2007

Link para artigo

Tema central: Uso de avaliação autêntica na formação de professores

Resumo: O artigo de Darling-Hammond and Snyder investiga casos de universidades que utilizam diferentes modelos de avaliação autêntica na formação inicial de professores. A avaliação autêntica é aquela que mensura as aprendizagens a partir de uma situação que se aproxima do contexto real de aplicação do conhecimento. Os autores defendem que esse modelo de avaliação é enriquecedor das experiências de aprendizagem dos estudantes.

Referência bibliográfica: DARLING-HAMMOND, L.; SNYDER, J. Authentic assessment of teaching in context. Teaching and teacher education, 16, pp. 523-545, 2000

Link para artigo

Tema central: Uso de instrumentos de observação para avaliar a qualidade do ensino

Resumo: Esse artigo, co-autorado por duas das principais pesquisadoras no campo de formação de professores, Pam Grossman e Heather Hill, discute o crescente foco na observação de sala de aula como instrumento de avaliação da qualidade do ensino. As autoras argumentam que para que os instrumentos possam efetivamente apoiar a melhoria do ensino, eles precisam ser desenhados de acordo com as especificidades da área disciplinar dos professores, contar com profissionais proficientes na hora de realizar a observação, e prover informações sejam acuradas e úteis para o professor.

Referência bibliográfica: HILL, H.; GROSSMAN, P. Learning from teacher observations: challenges and opportunities posed by new teacher evaluation systems. Harvard Educational Review: July 2013, Vol. 83, No. 2, pp. 371-384.

Link para artigo

Tema central: Parecer da Associação Nacional de Educação dos Estados Unidos sobre a avaliação de professores

Resumo: Nesse parecer, a associação nacional de educação dos Estados Unidos apresenta sua posição sobre o processo de avaliação docente. Enfrentando a realidade de que inúmeros estados e distritos utilizam modelos diversos de avaliação, a associação propõe um quadro de referência para que a avaliação seja utilizada como um instrumento de crescimento.

Referência bibliográfica: NATIONAL EDUCATION ASSOCIATION (NEA). Teacher assessment and evaluation: the national education association’s framework for transforming education systems to support effective teaching and improve student learning. Disponível no site da NEA, 2010

Link para artigo

Tema central: Quadro teórico sobre o uso de valor adicionado como medida de qualidade dos professores

Resumo: Esse artigo de Ranushek e Rivkin é uma das grandes referências para elaboradores de políticas públicas e pesquisadores que defendem o uso de medidas de valor adicionado para determinar a qualidade de um professor. Nele, os autores apresentam o modelo econométrico que deve ser utilizado e justificam teoricamente sua escolha. É uma leitura obrigatória para compreender e situar o debate sobre valor adicionado.

Referência bibliográfica: RANUSHEK, E.; RIVKIN, S. Generalizations about using value-added measures of teacher quality. American Economic Review. 100, pp. 267-271, 2010

Link para artigo

Tema central: Revisão de literatura discutindo os limites e usos da observação para avaliação de professores

Resumo: Nessa revisão de literatura, os autores buscam identificar os benefícios do uso de observações para avaliação de professores, bem como compreender as limitações dessa estratégia.

Referência bibliográfica: COHEN, J.; GOLDHABER, D. Building a more complete understanding of teacher evaluation using classroom observations. AEducational Researcher, 45(6), pp. 378-387, 2016

Link para artigo

Tema central: Análise técnica dos limites do uso de valor adicionado na avaliação docente

Resumo: Esse parecer investiga os limites do uso de valor adicionado para avaliar professores discutindo dois construtos centrais: validade e confiabilidade. Utilizando-se de um repertório mais técnico no campo da avaliação educacional, o autor problematiza a capacidade de generalizações a partir do uso de valor adicionado, bem como a relação entre a ideia de valor adicionado e as noções sobre efetividade docente. É uma leitura complementar ao texto de Hanushek e Rivkin.

Referência bibliográfica: HAERTEL, E. Reliability and validity of inferences about teachers based on student test scores. Princeton, NJ: ETS Center for research on Human Capital and Education, 2013

Link para artigo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support