Educação

Apoie a Educação: o Brasil pode e precisa de mais ações, discussões e engajamento na Educação

Veja abaixo algumas ações e projetos para você apoiar e, assim, melhorarmos a qualidade da educação pública do nosso país.

PARA APOIAR FINANCEIRAMENTE

Parceiros da Educação
Apoie escolas públicas e ajude a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.


Por+um
Ajude a formar professores qualificados com o Por + Um. O programa de bolsa de estudo do Instituto Península possibilita que jovens de baixa renda estudem Pedagogia, Matemática ou Letras no Instituto Singularidades, uma das mais renomadas faculdades do país.


Todos pela Educação
Sua doação ajudará o TPE a pressionar e cobrar os governos para oferecer uma Educação de qualidade para todas as crianças brasileiras.


PARA SE ENGAJAR E DISSEMINAR

Diversas organizações atuam para melhorar a qualidade da educação pública no Brasil. Conheça essas organizações, dissemine os projetos e ajude a aumentar o impacto dessas iniciativas.

O Ensina Brasil é uma organização sem fins lucrativos que visa a mobilizar mais talentos e desenvolver lideranças para transformar a educação, começando pela sala de aula.


A Fundação Telefônica-Vivo cria oportunidades de desenvolvimento para educadores, jovens e crianças enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo.

Escolas conectadas
Formação continuada online e gratuita para educadores, com foco na qualificação de práticas pedagógicas promovendo a inovação educativa.

Escola digital
Plataforma de busca gratuita agregadora de mais de 20 mil conteúdos educacionais (útil para alunos, pais, professores, secretarias).

Programaê
Movimento para disseminar o pensamento computacional e da cultura digital com programação plugada e desplugada no cotidiano de crianças, jovens, adultos e educadores.


O Alana trabalha para encontrar caminhos transformadores para as novas gerações, buscando um mundo sustentável e de excelentes relações humanas.

Escolas transformadoras
Reconhece, promove e conecta Escolas Transformadoras entre
si e com comunidades mais amplas, busca contribuir para que as equipes dessas escolas se posicionem como líderes de uma profunda transformação no cenário educacional do país.

Território do Brincar
Trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil. Visitou comunidades rurais, indígenas, quilombolas, metrópoles, sertão e litoral, revelando o país por meio dos olhos de crianças. Trabalho sistematizado, originando produções culturais.

Criança e natureza
É um chamado para importância de garantirmos às crianças o direito ao brincar livre em contato direto com a natureza.


O Diversa, do Instituto Rodrigo Mendes, é um portal de construção de conhecimento e uma rede de troca de experiências de educadores sobre educação inclusiva. Seu objetivo é dar visibilidade a práticas inclusivas consistentes, transformando-as em fontes de referências para outros educadores, a partir de estudos de caso, artigos e relatos de experiência.


A Olimpíada de Língua Portuguesa, programa realizado pelo Itaú Social em parceria com MEC e Cenpec, é um concurso de produção de textos para alunos de escola pública de todo o país.


O Prêmio Professores do Brasil, organizado pelo MEC, tem o objetivo de disseminar e valorizar boas práticas dos educadores. O Instituto Península apoia a categoria especial “Esporte como ferramenta de aprendizagem”.


PARA ACOMPANHAR E COBRAR POR POLÍTICAS PÚBLICAS

Audiências públicas
Consulte o site de cada órgão para conhecer o calendário. Qualquer cidadão pode participar.

Senado Federal (Brasília)

Câmara dos Deputados (Brasília)

Estados e Municípios
Acesse o site da Secretaria de Educação da sua região


Projetos na Câmara dos Deputados
O Portal da Câmara dos Deputados disponibiliza quais são os projetos de lei
que já passaram (ou que estão atualmente tramitando na Câmara) para a Educação pública. Acesse o site e acompanhe!

Conselho Nacional de Educação
Aqui você pode ver o calendário de 2019 do CNE e participar das sessões abertas ao público.





Posts relacionados
Educação

"Profissão Docente": Um poema para todos os professores

Educação

Qual é o papel da experiência em sala de aula na formação dos futuros professores?

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support